31 de dezembro de 2014

[RESENHA] Comer Rezar Amar, de Elizabeth Gilbert







INFORMAÇÕES: 


Título: Comer Rezar Amar

Título Original: Eat Pray Love 
Tradução: Fernanda Abreu 
Autora: Elizabeth Gilbert
Editora: Objetiva
Ano: 2008
Número de páginas: 342






     
     
     "Comer Rezar Amar" estava na minha meta de leituras para 2014 - no próximo post contarei o FAIL bem grande que foi o resultado dessa meta - e no final do último tempo consigo concluir a leitura, iupi! Assisti ao filme há um tempo atrás, inclusive quero vê-lo novamente, e fiquei curiosíssima para conhecer a escrita de Elizabeth Gilbert e me vi por horas deitada devorando esse livro que pode ter até ter um toque de autoajuda (alguns farão cara feia quando lerem isso, eu sei), mas que realmente me fez pensar sobre diversas atitudes e escolhas minhas ao longo da vida e sobre o que realmente estamos fazendo aqui.

29 de dezembro de 2014

Um (quase) conto: HISTÓRIA DE INVERNO


      "Descruze esses braços, menino. Vamos, faça um novo desenho", dizia Dona Constância em uma manhã fria de inverno. O meu plano para aquele dia foi duramente engavetado. "Queria jogar bola", respondi tristonho. "Oras, jogue aqui dentro". Não entendi a fala da vovó naquele instante. Então, genuinamente ela olhou para o papel, orientando-me com apenas um olhar.
      O dia mal acontecia e eu já estava sobre a mesa com papel e lápis nas mãos. Dona Constância deu-me um beijo no rosto, como fazia religiosamente em todas as manhãs, e, enquanto passava o café, olhava-me com olhos maternos. "Muito sol por aí?", perguntou-me. Respondi com um sorriso tímido por entre os dentes. A partir daquele instante, parecia que um lindo sol se abria no meu céu que estava há tempos nublado. Naquele milésimo de segundo, comecei a compreender muitas coisas e, então, dei início a desafiadora tarefa de decifrar os ensinamentos de vovó.
      Esse foi o começo de tudo, então, lâmpadas acendiam e piscavam a cada olhar, a cada conversa, a cada sorriso. Aprendi com o que fui, com minhas ações e meus escorregões. Dona Constância fez-me acreditar que o ser humano pode ser moldado, melhorado e refeito. Feito a argila, sabe?

Por Nina

Redes Sociais
FanPage | Instagram

26 de dezembro de 2014

[Álbum da Semana] Um dia - Elis Regina

Oi, pessoal, tudo bem?
Pela primeira vez - em seis anos de blog - faço um post sobre música. Fiquei me perguntando porque demorei tanto, visto que desde que me entendo por gente a música se faz presente no meu dia a dia e afinal: música é arte, é poesia e tem tudo a ver com o Nina & Suas Letras. Lembro inclusive que nos primeiros poemas que postei aqui colocava qual era a música que eu estava ouvindo de fundo enquanto escrevia. Engraçado, né?
Toda essa introdução para dizer que é impossível falar do meu gosto musical sem mencionar Elis Regina. Ela que é minha musa desde sempre, com um timbre inigualável, uma presença de palco magnífica, sem contar sua visão de mundo e seu engajamento. O CD que apresentarei eu ganhei do meu primo no Amigo Secreto de 2013.
(Capa do álbum)

24 de dezembro de 2014

Esqueça Um Livro na Porta de Casa

Oi, pessoal, tudo bem?
No fim do ano é sempre bom dar aquela faxina em tudo que não se usa mais como: roupas, sapatos, etc. E nesse período é essencial dar uma limpada nos livros (não só nessa época é claro...risos), não é? Pois é, fazendo isso percebi que eu tinha alguns livrinhos que por algum motivo não leria e não renderia um sorteio por aqui. Então pensei: por que não "esquecê-los" na porta da minha casa? Se alguém interessar por algum é só pegar! E assim eu fiz...

O que vocês acham da ideia? Já fizeram algo parecido? Que tal tornar essa iniciativa um viral e espalhar amor em forma de livro? Se curtiu a ideia faça o mesmo! Ah, não esqueça de enviar a foto do seu livro esquecido para o e-mail ninaesuasletras@hotmail.com ou me marcar no instagram @ninaesuasletras . Vou adorar ver todo esse amor por aí...

PS: Vale lembrar que depois dessa foto eu coloquei mais três livros! 

Super beijo...
Um Natal de luz
E um Ano Novo repleto de realizações! =)


Por Nina


Redes Sociais
FanPage | Instagram

22 de dezembro de 2014

Hey!

(Imagem retirada da internet)


















Hey!
Bem sei
Que o nosso amor
Maior ficou
Depois que o sol apareceu.

É seu
E meu
O nosso mundo
Profundo
Feito oceano
E sem engano.

Amor meu
É teu e meu
O nosso amor.

E hoje
E sempre
Pra nunca mais findar!

Por Nina

Redes Sociais
FanPage | Instagram

17 de dezembro de 2014

Entrevista: Clarice Lispector

Oi, pessoal, tudo bem?
Hoje resolvi compartilhar com vocês uma entrevista magnífica com a maravilhosa Clarice Lispector. Encontrei essa preciosidade há alguns meses e penso que todos os aficionados por literatura devem assisti-la.
Nessa entrevista Clarice fala sobre sua herança literária, sobre seu período de criação, entre outras coisas mais.
(Imagem retirada da internet)

15 de dezembro de 2014

Será?

(Imagem retirada da internet)


Será que mais alguém se sente estranho por ver poesia em tudo a sua volta? Será que isso é um grau elevado de loucura ou puro transcendentalismo? É “normal” abrir o bloco de notas no computador, pensar e tentar escrever algo para expelir toda essa ternura que já transbordou e inunda toda a casa?

Será que sou a única? Será que o sol tem brilhado assim só pra mim? Será que as pessoas têm estado mais bonitas mesmo? E toda aquela gente defeituosa que existia há algum tempo e acabou se tornando pura luz?

Será que eu mudei e o mundo veio junto? 

Por Nina

Redes Sociais
FanPage | Instagram


13 de dezembro de 2014

[Quotes] #1

Olá, pessoal! Tudo bem?
Nós, leitores vorazes, sabemos que durante a leitura de livros sempre nos deparamos com citações brilhantes, não é? Pensando nisso, pensei em compartilharmos aqui e na FanPage do blog as nossas quotes favoritas. Isso mesmo! As minhas e as de vocês. O que acham de compartilharmos o nome da obra que estamos lendo juntamente com a foto de uma quote bacana desse livro? Para participar envie a foto e os seus dados para o e-mail ninaesuasletras@hotmail.com .

15 de outubro de 2014

Dia dos Professores

Oi, moçada, tudo bem?
A postagem de hoje é um texto escrito em meados de 2009, mas que parece cair perfeitamente para o dia de hoje. Que nós, professores, tenhamos fé, força e amor para seguir em frente. Torço para que tenhamos um Brasil melhor, com mais reconhecimento e valorização. Nós precisamos e merecemos!
(Imagem retirada da internet)



13 de outubro de 2014

O tal do amor

(Imagem retirada da internet)
A cada dia um novo começo, a cada dia uma nova experiência gravada em pequenas linhas de meu pensamento. Ao sopro do vento que renova - a todo instante - algo estranho e sem explicação chamado amor surge. Seria esse tal sentimento o que todos querem sentir, porém tem se tornado virtude de poucos?
Nina
Redes Sociais
FanPage | Instagram

3 de outubro de 2014

[Lançamento] Ponte de Cristal, de Thati Machado

Olá, pessoal, tudo bem?
O post de hoje é para divulgar o lançamento do livro "Ponte de Cristal", da colega blogueira Thati Machado do blog Nem Te Conto. Segue capa e sinopse para apreciação:
Sinopse: "A renomada escritora Mia Prescott não imagina que a sua decisão de acertar contas com o passado causará uma reviravolta em sua vida e colocará à prova todas as suas certezas. Seu país, o Lar, precisará da sua ajuda ou sofrerá pelas mãos da mesma pessoa que arruinou seu verdadeiro eu. Vivendo na Capital, Mia não percebe que uma revolução está se aproximando e que ela é a única capaz de detê-la. Bom, ela e o homem a quem ela jurou se vingar. Ou talvez não seja ele... Quer dizer, em quem confiar?"

Gostou da temática? "Ponte de Cristal" será oficialmente lançado em outubro/2014 e já é possível adquiri-lo em pré-venda. Valor: R$ 36,90 - frete grátis para todo Brasil. Compre o seu livro diretamente com a autora clicando aqui

Beijos,
Nina
Redes Sociais
FanPage | Instagram

1 de outubro de 2014

[Um Livro na Máquina] #2

(Foto: Nina)

Abaixo segue o segundo poema da série "Um Livro na Máquina" digitado e com possíveis ajustes, já que a minha máquina não possui correção (ou eu ainda não descobri, risos).

29 de setembro de 2014

ERROS

(Imagem retirada da internet)
Entristeço em perceber o quanto o ser humano gosta de apontar os erros dos outros e dizer que conhece uma pessoa com esses e aqueles defeitos. Que fulano é assim e assado. Que tal pessoa faz isso e aquilo de ruim. E tantas outras falas sempre em tom pejorativo, agressivo e negativo. Apontar o defeito é mais fácil, não é? Não consegue ver qualidade nas pessoas? Sabe apenas derrubar? Pra quê tanta energia negativa? Por que tanto ódio? Por que não buscar a própria evolução e deixar o vizinho, o parente, ou quem quer que seja viver? Oro para os que são assim porque sem o autoconhecimento e sem boas energias nada vai pra frente. Já parou para pensar que quando você aponta o defeito do outro na verdade é uma forma de espelho? Talvez essa seja a sua maior imperfeição. Cuide de você, talvez esteja doente por dentro!

Beijos,
Nina

Redes Sociais

26 de setembro de 2014

[RESENHA] Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach

(Foto: Nina)






INFORMAÇÕES: 

Título: Fernão Capelo Gaivota
Título Original: Jonathan Livingston Seagull - a story Editora: Europa America 
Ano: 2008 
Número de páginas: -











Olá, pessoal, tudo bem? 
Sabe aqueles livros que aparecem sorrateiramente em sua vida, você é laçado e acaba passando ele na frente de dezenas de outros livros? Então você o lê em um único dia e quando tem que devolver sente um aperto no peito? Pois é, foi isso que vivi com Fernão Capelo Gaivota. O livro foi escrito em 1970, fala de liberdade e trás uma mensagem inspiradora e foi um fenômeno editorial da década.

24 de setembro de 2014

[Um Livro na Máquina] #1

(Foto: Nina)

Reza a lenda que o primeiro poema feito na máquina a gente nunca esquece.

22 de setembro de 2014

Projeto "Leitura na Biblioteca"

Olá, pessoal, tudo bem?
Hoje venho com uma postagem um tanto que "diferente" já que o blogue Nina & Suas Letras tem como foco: resenhas/eventos literários, escritos e notícias relacionadas a leitura, de um modo geral. O post de hoje é sobre um trabalho de leitura que tenho feito com os meus alunos.

19 de setembro de 2014

Confraria de autores abre inscrições para novos talentos

Ei, pessoal, tudo bem com vocês?


Venho trazer uma novidade aos escritores que gostariam de publicar sua poesia, conto ou crônica. A editora Mar de Letras, com seu selo Confraria de Autores, está com inscrições abertas para seletiva de textos, visando apresentar novos autores ao público e uma vantagem: o tema é livre. Yep! É hora de tirar a poeira desse texto que está há um tempo parado aí nos seus documentos, ou se inspirar para produzir algo. :)
(Imagem: Confraria de Autores)

17 de setembro de 2014

[RESENHA] Fractais da Alma, org. Edson Rossatto







INFORMAÇÕES:
 

Título: Fractais da Alma Organizador: Edson Rossatto
Editora: Andross
Ano: 2014
Número de páginas: 96









15 de setembro de 2014

[Um Livro na Máquina] Uma (quase) coluna nova no blog

Olá, pessoal, tudo bem?
Nesse mês de setembro ganhei de presente um item que queria há tempos: uma máquina de escrever. Yep! Acho que pra quem gosta de palavras - assim como eu - deve achar esse item inspirador e de encher os olhos, estou certa? Então, estou empolgadíssima com ela e é só tocar uma música que acabo indo correndo escrever nela alguma coisa.
(Foto: Nina)
Pensando nisso e na tentativa de publicar os meus novos escritos "maquinários", em forma de fotografia, resolvi criar uma (quase) coluna nova aqui no blog intitulada "Um Livro na Máquina". Ainda não sei ao certo a frequência das postagens porque tudo vai depender da inspiração que o universo trouxer pra essa pessoa que vos fala, mas acredito que ocorrerá uma vez por semana.
O que acharam da ideia?
Aguardem as postagens de "Um Livro na Máquina". =)

Beijos,
Nina
Redes Sociais 
FanPage | Instagram

12 de setembro de 2014

[RESENHA] A Hora da Estrela, de Clarice Lispector

(Foto: Nina)








INFORMAÇÕES:
 

Título: A Hora da Estrela Autor: Clarice Lispector
Editora: Rocco 
Ano: 1998
Número de páginas: 87












Dizer que Clarice Lispector é definitivamente uma das minhas favoritas seria vago e pequeno diante da grandiosidade dessa autora e de suas obras. Dizer que A Hora da Estrela é um livro genial e singular, também seria pouco, caros leitores. Então, por que decidi fazer essa resenha mesmo em u momento em que as palavras fugiram-me? Porque assim como o narrador da história disse que precisava falar sobre a tal Macabéa eu também preciso vomitar o que sinto sobre esse livro. Pois bem, tentarei externar tamanha alegria em reler esse livro que deve ter feito parte da vida de muitos na época do colégio, ou até mesmo na faculdade – que foi o meu caso.

9 de setembro de 2014

[Resultado de Sorteio] Livro: "Movimento Tropicaliano"

Olá, pessoal, tudo bem?

Primeiramente quero agradecer aos 100 leitores que participaram do sorteio do livro "Movimento Tropicaliano", do escritor Balduel de Almeida, que realizamos em parceria com o próprio autor.

Segue abaixo o resultado:


Parabéns, Lucas Mateus!!
Por favor, encaminhe-nos o seu endereço completo para o e-mail: ninaesuasletras@hotmail.com, no prazo de 72 horas.
Fiquem ligados porque em breve teremos novos sorteios! :)

Beijos,
Nina
Redes Sociais

6 de setembro de 2014

Lado certo

(Imagem retirada da internet)




















Tenho feito o que amo
E isso tem me bastado.
Dia
Tarde
Noite
Sempre é tempo para o recomeço
E para virar-se do avesso!

Redes Sociais

3 de setembro de 2014

[RESENHA] A Vida na Porta da Geladeira, de Alice Kuipers

(Foto: Nina)






INFORMAÇÕES:
 

Título: A Vida na Porta de Geladeira
Autor: Alice Kuipers
Editora: WMF Martins Fontes
Ano: 2009 
Número de páginas: 230











Sabe aqueles livros que você não cria muita expectativa ao ver a capa, o título e a sinopse, mas após a leitura você se pergunta: por que eu não li isso antes? Pois é, “A Vida na Porta da Geladeira” é um desses e foi exatamente isso que aconteceu comigo. Alice Kuipers conseguiu tocar no fundo da minha alma, tirou o meu fôlego por alguns instantes e fez brotar em meus olhos uma cachoeira de lágrimas. Li esse livro indicado e emprestado pela bibliotecária da escola que leciono. Ela me deu o livro e disse “esse é emocionante. Eu e minha filha lemos e choramos. Se você não for coração de pedra vai chorar também” (risos). Quem me conhece sabe que sou uma manteiga derretida e, claro, chorei litros e demorei um bom tempo para me recompor no último sábado.

31 de agosto de 2014

AMAR {CURA}



(Créditos: Alexandre Reis)

O descontentamento é mesmo inerente ao homem. Reclamar e estar frustrado parece ser sempre o caminho mais curto e cômodo. Tenho me perguntado diariamente sobre certos discursos ouvidos ao longo da vida e a resposta parece me vir carregada de ódio. Sabe, antes, eu encarava pessoas positivas como livros ambulantes de autoajuda. Ver alguém rodeado de energia boa, com boas vibrações é mesmo chato quando você não compartilha e não tem sintonia. Sinto uma profunda tristeza no peito quando observo a maldade e o incomodo estampados em rostos amigos. Ao fazer uma retrospectiva dos anos que se passaram me vejo uma pessoa como todas as outras: frágil, pessimista e descontente com tudo, absolutamente tudo ao seu redor. Vejo que me desvencilhar dessa casca dura e amarga levou tempo. Paguei um preço azedo por ela e hoje só colho o bem pela leveza que tenho trazido no peito. Você, caro leitor, que me lê, eu desejo a leveza de uma pluma, as cores de um arco-íris e a luz da estrela maior. O mundo é favorável aos que estão dispostos a evoluir: permita-se.
Nina
Redes Sociais