INFORMAÇÕES:
Título: Comer Rezar Amar
Título Original: Eat Pray Love
Tradução: Fernanda Abreu
Autora: Elizabeth Gilbert
Editora: Objetiva
Ano: 2008
Número de páginas: 342
"Comer Rezar Amar" estava na minha meta de leituras para 2014 - no próximo post contarei o FAIL bem grande que foi o resultado dessa meta - e no final do último tempo consigo concluir a leitura, iupi! Assisti ao filme há um tempo atrás, inclusive quero vê-lo novamente, e fiquei curiosíssima para conhecer a escrita de Elizabeth Gilbert e me vi por horas deitada devorando esse livro que pode ter até ter um toque de autoajuda (alguns farão cara feia quando lerem isso, eu sei), mas que realmente me fez pensar sobre diversas atitudes e escolhas minhas ao longo da vida e sobre o que realmente estamos fazendo aqui.
O livro consiste em uma história narrada por Liz, uma escritora nova-iorquina de trinta anos que vive sérios conflitos pessoais. A protagonista tem de lidar com um tumultuado divorcio e acaba ficando extremamente depressiva tendo que se render a remédios. Durante esse momento específico da narração a autora conseguiu realmente tocar o meu coração de tal forma que recaiu sobre mim a dor de Liz. Era como se eu tivesse levado um soco na boca do estômago, sabe? No decorrer conhecemos quem é a Liz: uma mulher bem resolvida profissionalmente, determinada e bem humorada. Importante frisar que a sua irreverência traz muita leveza ao texto.
A obra de Gilbert é dividida em três partes: Itália, Índia e Indonésia. Sendo que cada uma corresponde a um país visitado por Liz, nessa ordem respectivamente. No período que esteve na Itália a personagem aproveita incontidamente os prazeres do seu paladar juntamente com os seus novos amigos. Nessa fase Liz é bastante aventureira e experimenta tudo o que a culinária italiana pode oferecer. Na segunda, ela está está em um ashram na Índia e diferente do primeiro momento Liz se dedica espiritualidade. Nessa fase, toda a sua dor e angústia vem a tona e ela aprende coisas que mudarão sua vida por completo dali para frente. Na última viagem a escritora chega na Indonésia e vai para Bali reencontrar o velho xamã ketut - quem ela encontrou dois anos antes e previu seu retorno. Nesse último momento Liz não se dedica apenas a meditação, ela se permite redescobrir um prazer da vida que estava apagado há tempos, sim, a nova-iorquina conhece o brasileiro Felipe.
Além de acompanhar o auto descobrimento de Liz você acaba aprendendo muito sobre a cultura dos países pelos quais ela passa, tornando o livro bastante rico culturalmente. Durante a leitura fiquei repensando muita coisa da minha vida e percebi que no fundo todos nós precisamos acreditar e nos apegar a algo espiritual - e eu não estou falando de religião, muito pelo contrário - porque sem espiritualidade morremos lentamente.
E vocês, já leram CRA? Contem-me nos comentários! =)
Nina
Já quis muito ler, mas coloquei algumas leituras em frente, então vai demorar muito pra eu ler ainda. Mas adorei sua resenha!
ResponderExcluirBeijos,
http://totalmenteanta.blogspot.com.br/
Entendo perfeitamente essa situação, Daniela...rs. Espero que possa lê-lo em breve. :)
ExcluirBeijos...
Feliz Ano Novo, Nina. Muitas inspirações e leituras!
ResponderExcluirMuito obrigada, Fábio! Para você também. =)
ExcluirPoxa acho que vai demorar pra ler esse livro! Espero ao menos ver o filme >_<
ResponderExcluirAssista sim, é ótimo também!
ExcluirOi Nina, saudades! Feliz Ano Novo!
ResponderExcluirOi, Raquel! Saudades também. Muita luz em 2015. :)
ExcluirWww.cronicasdaraquel.blogspot.com quis dizer
ResponderExcluirQue bom que está de volta! =)
ExcluirOii Janaina, te indiquei em uma tag lá no blog...
ResponderExcluirhttp://joandersonoliveira.blogspot.com.br/p/tag_31.html
Bjs! Feliz 2015!!
Muito obrigada pela indicação, Joanderson! Vou lá ver...
ExcluirFeliz 2015 para você também. :)
Oiii Nina, tudo bem???
ResponderExcluirNunca li esse livro e confesso que não assisti ao filme. Meu ex era louco pelo filme e tentou me convencer a assistir várias vezes, mas nunca rolou sabe? Eu sempre dava um jeito de fugir e na verdade nem sei por quê. Quando finalmente assisti dormi. Acho que não foi muito a minha cara sabe?
Mas nem lembrava da história, então foi muito bom, conhecer melhor agora =D
A propósito, Feliz 2015
Beijoooo
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Tudo ótimo e você, Gih?
ExcluirÉ mesmo? HAHA... Eu entendo sim. Às vezes não rola química, o que é super natural.
Um 2015 de muita luz para você também. Beijos...
Nunca li o livro, já cheguei a assistir o filme que não me agradou muito! Feliz 2015.
ResponderExcluirBeijos, Juliana.
http://afinefrenzzy.blogspot.com.br/
Que pena, Juliana. Beijos...
ExcluirEsse livro é maravilhoso..
ResponderExcluirO li tem mais de cinco anos e pretendo ler de novo!
www.chadecalmila.com
É mesmo, Camila? Que bacana! =)
ExcluirParece sem dúvida um livro com uma leitura rápida, fluida e que nos ensina muitas coisas. Pensei que trataria de uma obra mega engraçada e apenas isso.
ResponderExcluirUm feliz 2015 para você. Muitas leituras, conquistas e sucesso!
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.
Não não, acho que o humor não é o ponto forte na obra de Elizabeth.
ExcluirObrigada, pra você também. :)
Oi Nina,
ResponderExcluirAh, também assisti esse filme e achei muito bom. Desde então quero ler o livro, mas sabe como é, né? È tanta coisa lançada que sempre acabamos protelando algumas outras. Amei saber mais sobre ele, seu texto está ótimo e com informações que me fizeram querer ler ainda mais. Espero que isso aconteça esse ano.
Abraços,
http://milvidasparaler.blogspot.com.br/
Entendo perfeitamente, Jeferson...rs. Que bom que gostou. Espero que possa lê-lo em breve. :)
ExcluirBeijos...
Eu ganhei esse livro e estou louca para ler, eu li um pedacinho e fiquei encantada. Gostei muito da resenha e fiquei ainda mais animada.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
É mesmo, Ana? Obrigada. Espero que goste da leitura. :)
Excluir