Em toda a extensão da vista, nem uma outra árvore surgia. Só aquele velho juazeiro, devastado e espinhento, verdejava a copa hospitaleira na desolação cor de cinza da paisagem. (Trecho retirado do livro "O Quinze".)
(Foto retirada do site todamateria.com.br)
Rachel de Queiroz: cearense, nasceu em 1910, uma das maiores escritoras nacionais, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (1977). “O Quinze” foi a sua obra de estreia escrita com 19 anos. Todos ficaram espantados pelo livro ter sido escrito por uma mulher e tão nova. Vejam só a fala de Graciliano Ramos diante da obra em questão “Não há ninguém com este nome. É pilhéria. Uma garota assim fazer romance! Deve ser pseudônimo de sujeito barbado". Depois, ele e Rachel vieram a tornar amigos.
(Imagem retirada do site recreiobrasil.com)
Importante mencionar que a Rachel foi incentivada a estudar e ler desde cedo. Sua casa era de intelectuais, muitos livros, lia-se muito, logo sua família teve um papel importantíssimo, acredito eu, na vida da autora.
(Foto autoral)
Publicado 1930, livro da segunda geração modernista, ou seja, a obra
traz uma série de denuncias, como a corrupção e a seca. Nesta obra temos o relato do sofrimento e da miséria decorrentes da
grande seca de 1915 que assolou o Nordeste. Rachel descreve essas cenas com
muita propriedade, visto que a autora fala da sua terra e daquela dor na
medida certa, sem romance. Rachel foi tão honesta, ao meu ver, que ela manteve
a simplicidade do nordestino até em sua escrita que tem uma linguagem muito
acessível.
Em 26 capítulos temos dois núcleos que por vezes se esbarram: Chico Bento
e sua família, que vivem uma angústia constante diante da necessidade de
abandonarem sua terra em busca da sobrevivência. Acompanhamos, então, o drama
dos retirantes. Triste, doloroso. Vicente vaqueiro que luta para salvar o gado, Conceição uma mulher muito forte, livre, letrada. Dona Inácia, avó de Conceição, mulher de
fé... Impossível não se apegar aos personagens que sim são muito humanizados.
Em uma fase da narrativa, nos deparamos com a realidade dos acampamentos
“campos de concentração” como eram chamados. Esses campos existiram de verdade,
e nesse local as pessoas eram cercadas e recebiam comida (as rações) e água.
Eram os “currais humanos”. Mas a protagonista do livro é, sem dúvida, a seca. Que assim como o livro machuca e
dói.
Foi ao ar uma vídeo resenha sobre o livro. Veja só:
ONDE COMPRAR: Ficou interessado na leitura e já está se perguntando: onde comprar?! Consegui um desconto bacanudo para os leitores do blog. A Cupom Válido disponibilizou um cupom de 10% de desconto em TODOS os livros da Saraiva, e 20% em TODOS os Ebooks. Você não pode perder! Clique aqui e garanta o seu "O Quinze". :)
Ontem, eu eu liberei um vídeo no Canal Nina & Suas Letras (a propósito, você já é inscrito?) dando início a um projeto/quadro novo que teremos mensalmente. Vocês já devem ter ouvido falar sobre o Projeto Esqueça Um Livo, não é?! Pois é, esse é o assunto. Vem ver! :)
E, aí, o que acharam da ideia?! Bora aderir e espalhar livrinhos por aí?! É um trabalho de formiguinha, mas juntos temos força.
Incentivar a leitura é preciso e, sim, eu acredito no poder transformador da mesma. ♥
✔ Quer ajudar o canal? Faça suas compras na página do Nina & Suas Letras na Amazon: https://goo.gl/EVQ9sL
Comprando qualquer um dos livros com os links abaixo você também ajuda o Nina & Suas Letras com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. ♥ :)
Ei, pessoal! Tudo bem? Ano novo e o desejo de tirar a poeira do blog acaba surgindo, não é mesmo?! Hoje eu gostaria de atualizá-los sobre o que anda rolando de novidade no canal e aqui no blog.
Primeiro, o canal está a todo vapor com uma nova programação de vídeos todas as quartas e sábados HEHE... Temos até uma capa novinha em folha que eu fiz ontem (como estou orgulhosa de mim! rs) e adoraria saber o que vocês acharam. Deem uma espiada em como ficou clicando aqui. A propósito: se você não é inscrito no canal se escreve. Vai ser muito bacana te ver por lá também. ♥
Outra novidade que talvez nem todos ainda saibam é que agora o Nina & Suas Letras faz parte da Central de Associados da Amazon. Logo, você pode ajudar o canal fazendo as suas compras através deste link:https://goo.gl/EVQ9sLou dos outros que eu compartilhar.
Comprando qualquer livro com os links você ajuda o Nina & Suas Letras com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. ♥
As outras duas novidades tem a ver com as abas do blog. Criei uma chamada PROJETO MINDLIN e nela eu contei tudo a respeito desse projeto de leitura compartilhada que está no segundo ano de vida.
A outra aba atualizadíssima é a de LIDOS EM 2018. Agora, além de inserir os títulos e o nome do autor estou sinalizando se o mesmo tem resenha, em que formato foi lido (ebook/audiobook) e estou deixando o link de compra da Amazon de todos os livros. Não é demais? Vale a pena dar uma conferida em ambas as abinhas. :)
Então, pessoal, essas são as novidades. Espero que gostem! :)
Janaína (vulgo Nina), Belo-horizontina, vinte e nove anos, filha da D. Helena, graduada em Letras, Especialista em Linguística Aplicada à Língua Portuguesa e professora de Língua Portuguesa. Como escritora teve o poema "Dádiva" publicado na coletânea "Fractais da Alma" (org. Edson Rossatto), Editora Andross.