Biblioterapia é a junção de duas palavras gregas: biblion (livros ou suportes para leitura) e therapein (referente à terapia) = Terapia por meio de livros.
A utilização dos livros para tratamento ocorreu inicialmente na Idade Média, segundo a estudiosa Eva Maria Seitz, todavia, apenas em meados do século XIX surgiu o primeiro trabalho relacionando à biblioteca e à ação terapêutica. O primeiro registro sobre o tema data de 1916 e a autora relata que a partir da década de 30, a biblioterapia firmou-se definitivamente como um campo de pesquisa.
A biblioterapia, com base numa investigação do psiquiatra Neil Frude, em 2003, concluiu que os livros têm potencial para se assumir como substitutos dos anti-depressivos. Esta conclusão vai de encontro com uma das citações de Nila Rezende "Talvez a missão da literatura seja a mesma da psicanálise: salvar-nos dos nossos monstros".
De acordo com o professor Cipriano Luckesi: “Enquanto estamos participando verdadeiramente de uma atividade lúdica, não há lugar, na nossa experiência, para qualquer outra coisa além dessa própria atividade. (...) Estamos inteiros, plenos, flexíveis, alegres, saudáveis”. ♥
Através da Biblioterapia, pode-se constatar o nível emocional, social e cultural de cada paciente bem como o seu grau de depressão e ansiedade, sua própria reação à sugestão de leitura e alusão a outros livros ou histórias podem trazer informações importantes (FONTENELE).
💬 "A leitura de um bom livro é um diálogo incessante em que o livro fala e a alma responde." (André Maurois)
💡 E você, já ouviu falar da biblioterapia? O que pensa sobre ela?
por Nina & Suas Letras
~ Faça parte do grupo de Whatsapp Nina LiteraNews clicando aqui!
♥ Apoie o meu trabalho: https://www.catarse.me/ninaesuasletras
✔ Quer apoiar o meu trabalho? Faça suas compras na página do Nina & Suas Letras na Amazon: https://goo.gl/EVQ9sL
🎁 Minha Wishlist na Amazon: https://goo.gl/38qKN📬 ENVIE AMOR ♡: Caixa Postal: 5005 | CEP: 31611-970 | Belo Horizonte - MG
Amei esse conteúdo, pois pareceu que adivinhou que gostaria de saber sobre o assunto ... doido não?
ResponderExcluirMoniquita querida, estamos em sintonia. ♥
ExcluirFeliz demais em poder contribuir com essas informações.
Beijão e obrigada pela visista.